Quais as vantagens de contratar estagiários?

Com o mercado competitivo, as empresas procuram, cada vez mais, pessoas qualificadas para atuar nas organizações. Frente a essa necessidade, é muito vantajosa a contratação de estagiários, afinal, os estudantes são qualificados e com bom nível intelectual. Além de ter disposição para aprender e garra para vencer desafios, os alunos buscam no estágio o intercâmbio entre o que se absorve na sala de aula com a prática das organizações. E as empresas, com isso, tem o benefício de unir a experiência do seu time de colaboradores, com a ousadia, reciclagem e atualização de informações que esse jovem traz consigo.

Atualmente, a contratação de estagiários competentes tem sido uma estratégia importante no ambiente organizacional de muitas empresas. Processos seletivos de até seis meses demonstram a importância atribuída a estes profissionais.

A vontade de aprender e uma mente sem vícios são algumas das características dos estagiários. Além destas características positivas, não podemos nos esquecer de mencionar outras vantagens e economias que uma empresa tem ao contratar estagiários no lugar de recém-formados.

Vinculo empregatício

Em primeiro lugar, as contratações de estagiários não são regidas pela CLT, desta forma, não incidem encargo social algum sobre estas contratações previstos em lei; o estagiário não entra na folha de pagamento.

Contratar estagiários é um bom investimento para a empresa. E isso não tem qualquer relação com mão-de-obra barata. Aliás, quem contrata estagiários pensando em ter alguém para fazer o trabalho pesado por pouco dinheiro está muito longe de ter a visão empreendedora que todo negócio precisa para ter sucesso. Na grande maioria dos casos – e desde que o estagiário selecionado esteja realmente interessado em investir em sua carreira –, incentivar o trabalho e colaborar para o crescimento profissional dos estudantes, pode significar a descoberta de um novo talento. Para a empresa, o investimento em um acadêmico traz a vantagem de poder moldar os funcionários de acordo com as necessidades e o perfil da companhia. Desde cedo, logo no início da formação profissional desse estudante, ele já aprende as condutas e os princípios da empresa – e, se tiver a chance de continuar, já está com meio caminho andado para ter a identidade corporativa. Outra vantagem é que jovens acadêmicos convivem com profissionais experientes, o que cria e mantém um espírito de renovação. Isso proporciona um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais e é um recurso eficaz de formação e aprimoramento de futuros profissionais. Além de ter um funcionário esforçado, interessado em aprender, as empresas que desenvolvem um programa de estágio são bem vistas perante o mercado, porque possibilitam a formação prática dos futuros profissionais. Essa boa imagem traz credibilidade e a admiração dos clientes em relação ao comprometimento social da empresa. Para os acadêmicos, os resultados de fazer um estágio em que se percebem bem recebidos e valorizados, as vantagens e benefícios são imensuráveis. Além da possibilidade de conquistar a vaga de emprego após a formatura, para o estudante fica a experiência e o aprendizado que faculdade nenhuma consegue ensinar nas salas de aula. Mesmo que o estágio não se transforme em uma efetivação, para o estudante permanece a certeza de ter condições de disputar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No Rio Grande do Sul a CGE recruta e seleciona estudantes para empresas que estão abertas a receber e treinar estagiários. O objetivo é auxiliar o acadêmico a inserir-se no mercado de trabalho e promover à empresa a oportunidade de descobrir novos talentos.